top of page

OPÇÃO ZERO

Documentário. 80 min. Dirigido por Marcel Beltrán. 2020. Cuba - Brasil - Colômbia

Um grupo de migrantes cubanos usa seus celulares para gravar e transmitir momentos íntimos de sua passagem pela selva através das redes sociais, reunindo mais de 100 horas de experiências. Imobilizados em um acampamento improvisado pela Cáritas na Cidade do Panamá, a difícil passagem pela selva de Darién ganha vida em seus dispositivos. Nesse limbo migratório, o diretor cubano Marcel Beltrán filma o passar das horas no acampamento e acessa esse impressionante arquivo.

AAFestivais.png

IDFA  International Documentary Festival of Amsterdam

Hot Docs

DOC NYC

RIDM - Montreal International Documentary Festival

SANFIC

Festival Internacional de Cine en Guadalajara

Doc MX - festival de Documentales de la Ciudad de México

FIDBA - Festival Internacional de Documentales de Buenos Aires

Festival de Lima PUCP

Bogota International Film Festival

Trinidad & Tobago Film Festival - PRÊMIO MELHOR DOCUMENTÁRIO

Muestra de Cine Joven Cubano en Uruguay - FILME DE ENCERRAMENTO

FIFAC - Festival Internacional de Cine Documental Amazonie Caraïbes

World Cinema Amsterdam Go Cuba!

Cinemartinique

Doku Baku

IFF Panama

São Paulo Latino Film Festival

MiradasDoc

FEMI - Festival Regional et International de Cinéma de Guadeloupe

Festival de Cine Global Dominicano

Marcel_Beltran.jpg
Marcel Beltrán

Diretor de cinema, produtor e editor. Uma voz própria no panorama do cinema cubano contemporâneo. Seu trabalho atraiu a atenção da crítica por sua narrativa refinada e alto talento estético. Formou-se com o Diploma de Ouro no Instituto Superior de Arte, ISA, Havana em 2008, completando seus estudos na Escuela International de Cine e Televison (EICTV), San Antonio de los Baños (Cuba) em 2011. No ano seguinte, ele recebeu uma bolsa através do programa ELAP na Concordia University em Montreal (Canadá). É membro da seção de Cinema da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC). Nestes anos, Marcel foi reconhecido em várias ocasiões como Melhor Diretor pelo Festival da Juventude ICAIC, um festival que todos os anos propõe novas perspectivas sobre o cinema cubano. Desde 2011 faz parte da equipe da residência de cinema experimental Independent Imaging Retreat (Film Farm) em Mount Forest, Ontário (Canadá). Seu curta-metragem documentário “Cisne cuello negro, cuello blanco” participou da Quinzena do Documentário no MoMA, Museu de Nova York, 2013. O 32º Miami International Film Festival 2015 realizou uma amostra de seus curtas-metragens como parte do Cuban Independent Emerging Film / Artista de vídeo. Nesse mesmo ano, seu curta de ficção “La nube” ganhou o Prêmio Coral no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.


Marcel está atualmente desenvolvendo um novo documentário-ensaio intitulado “Winter Suns”, em coprodução com a produtora chilena Errante Producciones e com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Ibermedia.


Professor e consultor da EICTV (Cuba) e Chavón Cine (República Dominicana). Ele ministrou oficinas de cinema para crianças e jovens para o programa educacional do IFF Panamá e La Cinémathèque Française em Paris (França). Foi membro do júri de vários laboratórios na América Latina, como Nuevas Miradas LAB (Cuba), FDC de Proimágenes (Colômbia) e BrLab (Brasil).

FILMOGRAFIA

2020 - Opção Zero (Longa)

2018 - A Música das Esferas (Longa)

2017 - Mãos do Pai (Documentário - Longa)

2016 - Casa da Noite (Curta)

2015 - A Idade (Curta)

2014 - A Nuvem (Curta)

2013 - Guerra digna (Documentário - Longa)

2011 - Corda Aberta (Curta)

2010 - Parihuela (Camilla) (Curta)

2009 - Cisne de pescoço preto, pescoço branco (Curta)

bottom of page