top of page

A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE

Documentário. 94min. Dirigido por Lucas Weglinski. 2022. Brasil

O "Villa-Lobos contemporâneo", o "novo Tom Jobim", o "Hermeto de saia" são algumas das linhas masculinas que seguem Léa Freire, a primeira mulher no Brasil, e talvez no mundo, excepcional instrumentista, improvisadora, arranjadora e compositora sinfônica. Vanguarda da música instrumental e orquestral brasileira. Léa quebra a barreira entre o erudito e o popular, criando um som único, extremamente brasileiro e universal.

AAFestivais.png

In-Edit Brasil Music Documentary Film Festival

NatureMusic_DirectorLucasWeglinski.jpg

Lucas Weglinski

Em 2021 lançou seu longa-metragem de estreia como roteirista, diretor e montador, "Máquina de Desejo" Prêmio EDT de Melhor Montagem, Menção no 26º Festival É Tudo Verdade, Prêmio Patrimônio Cultural no 25º Festival de Cinema Brasileiro 2021, Melhor Documentário no FICCSUR 2021 no Chile, Prêmio do Público de Melhor Filme no 29º Mix Brasil 2021, Melhor Contribuição Artística no 28º Cine Vitória, Prêmio Especial do Júri no 12º Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

Em 2020 produziu a série "Veia Nordestina" sobre a história do forró em São Paulo. Diretor da série CINEPOESIA sobre a compositora Léa Freire. Assistente de Montagem da longa-metragem Gabriel Medina, galardoado como "Filme do Ano" no Festival Português de Cinema de Surf. Primeiro Assistente de Realização no filme "El Peluquero Romântico". Participou de festivais internacionais como Cannes, Festival de Guadalajara, IDFA, Sundance, Mostra Sp, Festival do Rio, Festival de Havana. Em 2001 dirigiu o curta “Malabarismo”, Prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Santa Maria. Produziu “Chimera” de Tunga e Eryk Rocha, Seleção Oficial do Festival de Cannes, 2004. Em 2005 foi produtor executivo de "Dramática", dirigido por Ava Rocha, Prêmio Petrobras Cultural e "Medula" de Tunga e Eryk Rocha, Prêmio Aquisição Centro Georges Pompidou - Paris). Em 2006 foi assistente de fotografia no filme "La Sangre Iluminada" de Ivan Ávila, Prémio do Júri - FBAL Biarritz 2007.

FILMOGRAFIA

2021 Máquina do Desejo (Documentário)

2022 A Música Natureza de Léa Freire (Documentário)

bottom of page